Conferencistas
ARLENICE ALMEIDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Doutora em filosofia, pela Universidade de São Paulo. De 2005 a 2009 foi professora de Estética no departamento de filosofia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Desde 2010 é professora de estética e filosofia da arte no departamento de filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É autora do livro Estética da resistência: a autonomia da arte no jovem Lukács, publicado pela Boitempo Editorial em 2021. É membro da ABES 18, Associação brasileira de estudos sobre o século XVIII.
FERNANDA MEDEIROS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Professora associada de Literatura Inglesa da UERJ e bolsista Prociência. Mestre e doutora em Letras, fez estágio pós-doutoral sobre o diálogo de ficcionistas brasileiros contemporâneos com a obra de William Shakespeare. Foi coeditora convidada do número dedicado a Shakespeare do periódico Tradução em Revista (2018) e é coorganizadora do livro O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe, com Liana Leão (Nova Fronteira, 2021). É autora de inúmeros artigos e capítulos de livros sobre temas relacionados ao universo shakespeariano, colaboradora da Editora Nova Fronteira na fixação e elaboração de notas para a recente coletânea das tragédias (2022), e uma das coordenadoras do Grupo de pesquisa do CNPq “Shakespeare e as modernidades”.
MARCUS MAZZARI
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Nascido em São Carlos, cursou Letras na Universidade de São Paulo e concluiu o mestrado em literatura alemã em 1989, na mesma instituição, com uma dissertação sobre Günter Grass. Entre 1989 e 1994 fez o doutorado na Universidade Livre de Berlim e desde 1996 é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH-USP. Verteu para o português, entre outros, textos de Adelbert von Chamisso, Bertolt Brecht, Gottfried Keller, Günter Grass, Heinrich Heine, Jeremias Gotthelf, J. W. Goethe, Karl Marx, Thomas Mann e Walter Benjamin, e é autor de Romance de formação em perspectiva histórica (Ateliê, 1999), Labirintos da aprendizagem (Editora 34, 2010) e Dupla noite das Tílias (Editora 34, 2019). É um dos fundadores da Associação Goethe do Brasil, criada em março de 2009, e atualmente coordena a Coleção Thomas Mann, editada pela Companhia das Letras.
MARIA PIA LARA
UNIVERSIDAD AUTÓNOMA METROPOLITANA
Professora Emérita do Departamento de Filosofia da Universidad Autónoma Metropolitana (Cidade do México) e Professora Emérita do Sistema Nacional de Pesquisadores (CONAHCyT, México). Doutorou-se em Filosofia pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e é autora de vários livros, entre eles: Una estética para espectadores. El laboratorio del arte en la consciencia temporal moderna (2024), Beyond the Public Sphere. Film and the Feminist Imaginary (2021). Foi pesquisadora visitante e professora visitante na New School for Social Research (2013/2014, 2009/2010, 2001-2002), na Universidade de Cagliari (2008), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade da Austrália Ocidental (2005), pesquisadora visitante no Instituto de Pesquisa de Mulheres e Gênero da Universidade de Stanford (1998-1999) e no Institut für Hermeneutik, Freie Universität Berlin (1994-1995).
MICHEL LÖWY
CENTRE NATIONAL DE LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE
Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Doutorou-se na Sorbonne com uma tese sobre o jovem Marx orientada por Lucien Goldmann. Autor de vários livros, traduzidos em trinta línguas, vive em Paris desde 1969, onde militou na Liga Comunista Revolucionária (seção francesa da Quarta Internacional). Atualmente, é diretor de pesquisas emérito no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Pela Boitempo, publicou O caderno azul de Jenny, Marx, esse desconhecido, Walter Benjamin: aviso de incêndio, As utopias de Michael Löwy, Lucien Goldmann, Revoluções, A teoria da revolução no jovem Marx, O capitalismo como religião, Lutas de classes na Rússia, A jaula de aço, Revolta e melancolia, Centelhas, 1917 e A estrela da manhã.