Comissão Organizadora

 

CÍNTIA VIEIRA DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Graduada, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na École Normale Supérieure-Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), em Lyon, França. Desenvolveu pesquisa em torno da dança em estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo. Professora associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisa o corpo como questão filosófica, a relação entre corpo e imagem em suas implicações estéticas, ético-políticas e epistemológicas, tendo como principais referências Deleuze, Espinosa e, mais recentemente, Paul B. Preciado. Autora dos livros Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa e Devires filosofantes. Vice-presidenta da Associação Brasileira de Estética.

LUAN CORRÊA DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nas áreas de Ontologia, Estética e Filosofia da Arte, com um olhar especial à música. Possui uma trajetória de pesquisa e publicações especializadas na filosofia de Arthur Schopenhauer e, atualmente, um projeto de pesquisa em andamento sobre a metafísica da música de Schopenhauer, sua herança e o seu legado. É coordenador do Grupo de Estudos de Filosofia e Música (GEFIM) da UFSC e editor-chefe da Voluntas: Revista Internacional de Filosofia.

MARCELA OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Doutorado e Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua ênfase de pesquisa é nas áreas de Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, Teoria do Teatro e Literatura. É integrante do Grupo de Trabalho em Estética na ANPOF e é responsável pela Diretoria de Comunicação da ABRE – gestão 2024-2027. Autora do livro Teatro da espera: Beckett e a ruína do drama (7Letras, 2018).

PAOLO COLOSSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do qual foi coordenador (2020-2022) e sub-coordenador (2022-2024). Tem graduação em Filosofia pela Unicamp (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015), onde desenvolveu também sua tese de doutoramento (2015-2019). Em 2018 e 2019, realizou estágio supervisionado por Michael Löwy na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris. É autor do livro Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business (Annablume, 2017). É tradutor do livro de Löwy A revolução é o freio de emergência: ensaios sobre Walter Benjamin (Autonomia Literária, 2019). Junto à rede BrCidades, ganhou prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria Urbanidade (2019) e produziu o relatório técnico ao GT Cidades na equipe de Transição do Governo Lula. Foi curador da exposição e festival Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum, no Museu da Escola Catarinense em Florianópolis. Publica regularmente na revista Carta Capital e na plataforma Outras Palavras.

PEDRO FERNANDES GALÉ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, onde obteve também os títulos de mestre e doutor. Sua tese Winckelmann:uma história da arte entre a norma e a forma recebeu o Prêmio de tese destaque (USP) em 2017. É autor do livro Goethe: o olhar e o mundo das formas (Edições 70, 2019) e organizador, junto com outros professores, dos volumes Arte e filosofia no idealismo alemão (2018) e Estética em perspectiva (2019). É professor de estética no Departamento de Filosofia da UFSCar.

PEDRO FRANCESCHINI
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Ruhr Universität Bochum/Hegel Archiv. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa temas da estética e da filosofia moderna, com especial ênfase no Romantismo e no Idealismo alemão, além da investigação de obras literárias. Publicou artigos e capítulos de livro sobre autores como Schiller, Hölderlin e Schelling, e traduziu para o português os escritos estéticos de Herder. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.

ROSA GABRIELLA DE CASTRO GONÇALVES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Arte e História da Arte da Universidade de Stanford. É professora titular do Departamento de História da Arte e Pintura e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora produtividade CNPq e coordenadora do grupo Teoria da Arte Moderna e Contemporânea (UFBA). Em 2016 publicou o livro Kant, Greenberg e a questão do formalismo na arte. Tem experiência na área de artes, com ênfase em fundamentos e crítica das artes. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.

ULISSES RAZZANTE VACCARI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutor em filosofia pela USP, atualmente é professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio de pós-doutorado na Freie Universität em Berlim, foi professor visitante na Humboldt Universität em Berlim, e pesquisador do Walter Benjamin-Archiv Berlin. Traduziu obras filosóficas do alemão, tais como Adorno, Fichte e Hölderlin. Publicou A estética do paradoxo: estética e filosofia em Hölderlin (Edufsc, 2022) e Jogo de espelhos: Walter Benjamin crítico de literatura (7Letras, 2024). Sua área de atuação é história da filosofia moderna e contemporânea e estética, principalmente na filosofia alemã dos séculos XVIII, XIX e XX.

VLADIMIR VIEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina kantiana, seus precursores e desdobramentos. Publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume, e traduziu para o português os ensaios teóricos de Schiller sobre o sublime e a tragédia. Ocupa no momento o cargo de presidente da Associação Brasileira de Estética.